Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home/storage/7/f7/4c/disbaixosul/public_html/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316
Missão Técnica Sebrae – Feira de Santana – IDES

Missão Técnica Sebrae – Feira de Santana

Missão Técnica Sebrae – Feira de Santana

Missão Técnica Sebrae – Feira de Santana

Nos dias 10 e 11 de setembro, um grupo de integrantes da Câmara Técnica de Turismo da Costa do Dendê participaram de uma Missão Técnica do Sebrae, em Feira de Santana, e visita a comunidade quilombola de Kaonge, em Cachoeira.
Em Feira foi realizada visita a XXXIX Expo Feira – que aconteceu de 07 a 14 deste mês, com participação no Seminário Turismo Rural como Vetor de Desenvolvimento Socioeconômico, com apresentação do case de sucesso da comunidade Chã de Jardim, localizada no município de Areia – Paraíba, onde Luciana Balbino – líder comunitária, usou sua experiência para mostrar aos presentes a importância de persistir no sonho e realizar as ações de forma planejada e em parceria. Ainda foi possível visitar os stands de produtos associados a região turística Caminhos do Sertão.
Na oportunidade, foi realizada reunião com o consultor Thiago..., que falou sobre as experiências de construção do roteiro Caminhos do Sertão, explicando os passos percorridos para sistematização dos produtos turísticos: Alcance da qualidade máxima; autenticidade e originalidade; utilidade dos produtos; experiência sensorial; e comercialização (promoção/ divulgação). O grupo discutiu sobre a necessidade da qualificação dos produtos existentes na região turística da Costa do Dendê e sobre a possibilidade de se criar um catálogo com os produtos e experiências existentes. Falou-se também sobre a importância da criação de um Plano de Marketing e do foco que o grupo precisa dar em resultados menores, mas exequíveis em um prazo mais breve, solicitando o apoio de Thiago para que essas construções comecem a acontecer.
Para ampliar o leque de possibilidades de inovação dos empreendimentos, foi realizado um roteiro dia-a-dia, na comunidade quilombola de Kaonge, que faz parte da Rota da Liberdade, na Baía de Iguape – Recôncavo Baiano. Essa experiência trouxe um pouco de cada elemento cultural, histórico e do cotidiano da comunidade, através da vivência das ações produtivas, que vão desde a receptividade, onde as pessoas são acolhidas com música e instrumentos, passando pelo diálogo sobre a história da comunidade com a Ialorixá e líder comunitária no Terreiro de Umbanda; uma palestra sobre a importância da economia solidária na organização e desenvolvimento da comunidade, com Ananias - líder comunitário e referência na Bahia, no assunto; a experiência na produção artesanal de farinha, azeite, xarope com ervas; finalizando com a degustação das comidas típicas da localidade.
Participaram da missão técnica os empreendimentos Catassol e Hotel Paraíso das Águas (Itaberoê); Restaurantes Pedro Sorriso, Thays e Thayane e, Muzuá do Quilombo (Jatimane – Nilo Peçanha), Secretarias de Turismo de Cairu e Valença; e IDES.

Close