Livro Trilha Patrimonial Caretas e Zambiapungas

Livro Trilha Patrimonial Caretas e Zambiapungas

Livro Trilha Patrimonial Caretas e Zambiapungas

"Toquem os búzios
Toquem as enxadas
Também tambores que tumbam e retumba
O toque lindo da Zambiapunga..."

A música "Toque os Búzios", composta por Foroi (Florisvaldo Gomes), nos chama para festa, nos convida à celebração, e é nesse ritmo que estão os grupos dos Caretas e Zambiapungas da região do Baixo Sul da Bahia.

E é nesse ritmo que a diretoria do Grupo Cultural Zambiapunga de Nilo Peçanha realiza lançamento do Livro Trilha Patrimonial Caretas e Zambiapungas e exibição do vídeo documentário hoje! 30 de julho de 2021, na Câmara Municipal de Nilo Peçanha.

O projeto Trilha Patrimonial Caretas e Zambiapungas chega a sua fase final e com resultados que nos enchem de orgulho pela beleza e pelo rico conteúdo registrado nas páginas do livro e em cada trecho do documentário, produzidos após um extenso processo de filmagens, pesquisas e depoimentos.

Esse foi um trabalho feito a muitas mãos, sob a batuta do IDES com o apoio dos parceiros e participação direta de todos os grupos de Caretas e Zambiapungas e está cumprindo com louvor o seu objetivo de salvaguarda deste nosso patrimônio imaterial através dos saberes e fazeres dos mestres e detentores destas práticas tradicionais.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) - (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#caretas #zambiapunga #cultura #baixosul #ipac #patrimonioimaterial #programaaldirblancbahia

Close