Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home/storage/7/f7/4c/disbaixosul/public_html/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316
Inclusão Digital para Mulheres Quilombolas – IDES

Inclusão Digital para Mulheres Quilombolas

Inclusão Digital para Mulheres Quilombolas

Inclusão Digital para Mulheres Quilombolas

O projeto “Inclusão Digital e Cidadania para as Mulheres Quilombolas” surgiu a partir da combinação de duas vertentes de atuação do IDES: de um lado, sua trajetória de apoio ao desenvolvimento de comunidades quilombolas do Baixo Sul da Bahia como referido acima, e de outro lado, sua experiência nos anos mais recentes em formação de inclusão digital, através do Programa “Caia na Rede”, com certificado da Microsoft. A soma dessas experiências resultou no projeto atual cujo objetivo é capacitar mulheres de três quilombos do Baixo Sul da Bahia em inclusão digital e cidadania.
Para isso, o projeto propõe a realização de um curso de inclusão digital articulado com uma formação de cidadania, ou seja, com a abordagem de temas pertinentes à realidade e aos direitos da mulher quilombola, usando uma metodologia adequada à sua identidade cultural. A formação em inclusão digital associada à formação em cidadania da mulher quilombola são duas faces de uma mesma capacitação e portanto de um mesmo objetivo ou meta pois seguem uma metodologia articulada e integrada. O projeto atuará com a parceria das Associações Comunitárias locais e a partir de instalações e equipamentos já existentes. O público-alvo se compõe das mulheres da agricultura familiar, marisqueiras, catadeiras de piaçava e artesãs, abrangendo diversas faixas etárias, das mais jovens às mais idosas, o que proporcionará também um encontro e uma troca produtiva entre as gerações. Também está prevista a instalação de internet, em consonância com a política pública do Governo da Bahia de implantar a banda larga no território do Baixo Sul.
Espera-se que o projeto abra perspectivas pessoais, profissionais e associativas para as mulheres e as comunidades quilombolas atendidas e de que a inclusão digital seja capaz de contribuir decisivamente para o empoderamento e o protagonismo da mulher quilombola, estimulando a iniciativa, a criatividade, a organização e a inovação, com a identificação de oportunidades de geração de trabalho e renda, através do acesso ao conhecimento, à cidadania, às políticas públicas e a uma melhor qualificação do seu trabalho, potencializando para o futuro uma maior geração de renda para a população local, em diversas vertentes de atividades produtivas: agrícolas, pesqueiras, agroturismo, ecoturismo, turismo cultural e étnico, artesanato e outros produtos com o Selo Quilombola.

Close