Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home/storage/7/f7/4c/disbaixosul/public_html/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316
IDES e SETRE atuam juntos com o projeto Artes Associadas dos Quilombos – IDES

IDES e SETRE atuam juntos com o projeto Artes Associadas dos Quilombos

IDES e SETRE atuam juntos com o projeto Artes Associadas dos Quilombos

IDES e SETRE atuam juntos com o projeto Artes Associadas dos Quilombos

Atuar na realização do etnodesenvolvimento do Baixo Sul da Bahia, valorizando o patrimônio cultural como ativo econômico e social e estimulando a mobilização produtiva do tecido social, com base na articulação entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada (Governança Participativa). Essa é a missão do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES.

Como prova de que essa missão pulsa no querer fazer desta instituição, foi realizado no dia 16 de janeiro, na comunidade quilombola do Jatimane (Nilo Peçanha) o encontro comunitário para apresentação do projeto Artes Associadas dos Quilombos, uma iniciativa do IDES, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia - SETRE, com o apoio da Associação Comunitária do Jatimane - ACJ e a Casa Cultural da Floresta.

Nesse primeiro encontro, além de ser apresentada a metodologia do projeto, foi realizada uma palestra de Associativismo, em parceria com o Sebrae, reforçando a importância da cooperação: Uma nova cultura revolucionando os negócios. Além disso, foram expostos os trabalhos artesanais realizados pelas mãos quilombolas.

O encontro contou com a participação do presidente e diretora executiva do IDES, representantes da Casa Cultural da Floresta, SEBRAE, lideranças e moradores da Comunidade de Jatimane, assim como, representantes das comunidades de São Francisco (Nilo Peçanha) e Lagoa Santa (Ituberá), as quais também serão beneficiárias diretas nas formações.

“Este projeto, sem dúvida, é inspirador no processo de valorização, integração e fortalecimento da cultura desta comunidade. Acredito que o resultado mais valioso deste momento é a motivação e empoderamento das pessoas na luta por mais oportunidade e geração de renda. Este é um ganho que fortaleceremos neste projeto, uma rede onde todos são importantes e que fortalecida todos ganham”, destaca Pedrina Belém, membro da ACJ e coordenadora do projeto.

O projeto Artes Associadas dos Quilombos tem como objetivo constituir uma rede de empreendimentos de economia solidária na comunidade quilombola de Jatimane, em articulação com a associação comunitária local, integrando a arte culinária típica, o artesanato, a estética afro, as manifestações culturais, e o cenário ambiental do lugar, visando fortalecer o desenvolvimento comunitário sustentável, proporcionando a geração de trabalho e renda, fortalecendo a identidade cultural e promovendo a difusão de bens materiais e imateriais.

Close