Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home/storage/7/f7/4c/disbaixosul/public_html/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316
Espaço Cultural Saici 2016 – IDES

Espaço Cultural Saici 2016

Espaço Cultural Saici 2016

Espaço Cultural Saici 2016

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – Ides, em sua segunda edição realiza o Projeto Espaço Cultural Saici 2016. O projeto busca promover a formação artística e cultural para os públicos infantil, juvenil e da terceira idade, com a participação de artistas e agentes culturais locais, a fim de proporcionar à comunidade o direito à cidadania cultural.

AÇÕES PARA O PUBLICO JUVENIL

 CINEMA

  O projeto vem realizando no auditório do IDES, sessões de cinema para jovens da Escola Pastor José Ramos, atendendo a um público de 187 jovens. Além de filmes com conteúdos relevantes, são feitas as leituras fílmicas com a participação de todos, inclusive com os professores. Nesta atividade é oferecido aos jovens um espaço para que eles possam se expressar, compartilhando as suas leituras e impressões do filme, a partir de um roteiro previamente preparado pela oficineira.

AUDIO VISUAL

 As oficinas de audiovisual acontece em período quinzenal, com aulas teóricas e práticas, com vistas a formação de jovens da Escola Pastor José Ramos, para produção e edição de vídeos, abrangendo todo o processo: da técnica de filmagem ao tratamento das imagens capturadas através de software específico. Já foram realizadas 08 oficinas de um total de 15, beneficiando diretamente a 24 jovens. Além das oficinas estão previstas uma mostra com os vídeos produzidos pelos participantes com temas voltados para o patrimônio cultural e a história local.

 TEATRO E MÚSICA

Estão sendo realizadas oficinas de teatro e canto para 20 jovens. As oficinas consistem em jogos teatrais que possibilitam trabalhar fundamentos importantes do teatro como improvisação, interpretação, voz, espaço cênico, entre outros. Nas oficinas será montado um espetáculo que será encenado no final do projeto.

AÇÕES PARA O PUBLICO DA TERCEIRA IDADE

 Para o público da terceira idade está acontecendo oficinas de canto e coral no auditório do IDES, todas as quartas-feiras. Semanalmente 15 pessoas, entre senhores e senhoras com idades entre 40 e 70 anos participam assiduamente da oficina de canto. Está também prevista uma apresentação deste grupo no Centro de Cultura de Valença.

AÇÕES PARA O PUBLICO INFANTIL

 Os encontros para a realização das oficinas artísticas infantis e cinema, acontecem quinzenalmente na Escola Hélio Nunes de Morais, como forma de fortalecer a cultura da infância através da arte e da ludicidade. Aproximadamente 150 crianças participam das atividades distribuídas nas oficinas de pintura, teatro, bonecos, música, brinquedos e capoeira. Além destas atividades são realizadas também contação de história, cirandas e cinema com divertidos filmes de produção nacional e estrangeira. Para cada oficina está prevista uma mostra/resultado final tendo como tema inspirador o poema de Cecília Meireles, Leilaão de Jardim. Apresentaremos a seguir algumas especifidades das oficinas infantis:

PINTURA

Na pintura as crianças se despertam para aprender as cores primárias, secundárias etc. e se encantam ao misturá-las. Em papel ofício, bandejas de isopor, papel metro, cartolinas... com pincel, dedo, entre outros materiais, as crianças vão experimentando as diversas possibilidades de pintar e de tornarem alegres e coloridas suas vidas. Nesta oficina, como resultado final, está prevista a ilustração do poema Leilão de Jardim no muro da escola, além de uma exposição das pinturas realizadas durante as oficinas. A exposição está prevista para o encerramento do projeto com o encontro comunitário no auditório do IDES.

TEATRO

Esta oficina objetiva possibilitar às crianças a experiência de vivenciar o teatro através de jogos e exercícios. Além da expressão artística a oficina de teatro trás vários benefícios tais como, melhora no convívio,  trabalho em grupo, a expressão oral...

 BONECOS

A oficina de teatro de bonecos, assim com as demais, é uma oficina muito envolvente. Ela se desenvolve através da confecção (as crianças aprendem a fazer o seu boneco com massa de papel) e a manipulação  (as crianças aprendem a dar vida aos bonecos que se apresentam atrás do pano). Os bonecos estimulam nas crianças a liberdade de expressão, desenvolve o aspecto motor, eleva a autoestima  e estimula  a expressão  oral, além de proporcionar muita alegria no decorrer  da oficina.

 MÚSICA

Noções de música são feita através desta oficina. Nela, a criança aprende a teoria básica da música, como escala e as notas musicais, além de e aprender a tocar um instrumento, a flauta doce.

BRINQUEDOS

Nesta oficina, as crianças, literalmente brincam. Pois, além de aprenderem a confeccionar o seu próprio brinquedo, com reaproveitamento de alguns resíduos sólidos, elas desenvolvem noções de cuidados ambientais a partir da reflexão constante feita em todos os encontros durante as oficinas.

 CAPOEIRA

Os fundamentos básicos capoeira são aprendidos pelas crianças de forma lúdica. Golpes e defesas como A.U, Rolê, Cocorinha, são feitos com o auxílio das músicas criadas especialmente para este público. Além de aprender a “jogar” as crianças aprendem a cuidar um do outro, a musicadlidade e a tocar alguns instrumentos. Mestres importantes da capoeira no Brasil são lembrados nesta oficina, a exemplo de Pastinha e Bimba.

 

Close